Sinopse – Caixa de Pássaros
“Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de Pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler.
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.”
AUTOR: Josh Malerman
EDITORA: Intrínseca
ANO: 2015
PÁGINAS: 276
A Caixa de Pássaros conta a história de Malorie, narrando simultaneamente acontecimentos no presente, quando ela resolve enfrentar o seu maior medo, e quando tudo começou, quatro anos antes.
Nessa sociedade, repleta de informações e conexões, tudo começa com rumores nas redes sociais e vai se espalhando. Casos estranhos de pessoas tirando a própria vida e a de outras pessoas de forma inacreditável e violenta, após terem “visto algo”, circulam pelo mundo e cada vez mais se aproximam da residência da protagonista.
As pessoas começam a ficar com medo, principalmente por não entenderem o que está acontecendo e o que de fato fez as pessoas terem esse comportamento suicida e assassino de uma hora para outra. A única coisa que se sabe é que esse “surto” psicológico ocorre após a pessoa ver algo, que ninguém sabe ao certo o que é.
Nesse cenário de medo, as pessoas começam a se isolar em casa, a guardar mantimentos e agir como se estivessem vivenciando o apocalipse. As janelas são cobertas para que não se possas ver nada do nado de fora, as portas são trancadas e o contato com o mundo externo vai aos poucos sendo rompido.
O medo de ver, o que no decorrer do livro é denominado “criatura”, toma conta da vida de todos. Para sair de casa as pessoas usam vendas e abrem seus olhos apenas em locais seguros. O medo toma conta de tudo, pois ninguém sabe ao certo onde as criaturas estão e como elas “contaminam” as pessoas.
Caixa de Pássaros aborda claramente o medo, o medo desse mundo escuro no qual abrir os olhos pode ser fatal. O medo de temer algo que não se entende. A tentativa de sobrevivência dentro desse caos assustador, onde qualquer deslize pode custar a sua vida e a de todos a sua volta.
A fobia de viver trancado em uma “caixa”, onde o mundo lá fora está apenas há um passo, mas totalmente inacessível. O que é passar anos sem o sol, anos sem ver a claridade, anos trancado em uma casa com medo? Precisando sair vendado e apavorado para buscar suprimentos, temendo não apenas as criaturas mas a própria humanidade.
O medo não apenas das criaturas, mas também dos outros animais que vão tomando conta do mundo e ninguém sabe ao certo se são ou não influenciados por elas. O medo do inimaginável.
Mostra como o ser humano pode se adaptar a condições estremas, mas também como o medo pode ao mesmo tempo salvar e destruí-lo. Mostra como um objetivo bem planejado pode ser a salvação e a esperança em um mundo de caos e desordem. Sempre haverá uma forma de sobreviver se estiver disposto a se adaptar, mas também a lutar por ela e enfrentar seus maiores medos.
Caixa de Pássaros é um suspense psicológico de tirar o fôlego, pelo menos para mim foi uma surpresa. Comecei a ler o livro sem nenhuma expectativa e me surpreendi. Devorei ele em poucos dias, só não foram horas por falta de tempo. Realmente fiquei angustiada querendo saber o desfecho da história de Malorie.