Sinopse – No Escuro
“Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo… Lee parece bom demais para ser verdade. Suas amigas concordam plenamente e, uma por uma, todas se deixam conquistar por ele.
Com o tempo, porém, o homem louro de olhos azuis, que parece o sonho de qualquer mulher, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, ela tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Sentindo-se no escuro, ela planeja meticulosamente como escapar dele.
Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Apesar de seu corpo estar curado, ela agora é uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva, sempre tentando se esconder, vive com medo e insegura. Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começa a acreditar que ainda é possível levar uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo.”
Ousado e poderoso, convincente ao extremo em seu retrato da obsessão, No escuro é um thriller arrebatador.
AUTORA: Elizabeth Haynes
EDITORA: Intrínseca
ANO: 2013
PÁGINAS: 334
No Escuro não é um livro para qualquer um, pois aborda a violência doméstica de uma forma bem direta e detalhista, podendo ser considerado “pesado” para algumas pessoas. Além disso, é um thriller psicológico com várias partes angustiantes, principalmente as que descrevem os transtornos obsessivos da personagem.
O livro conta a história de Catherine, no passado quando era solteira e feliz e começou um relacionamento com Lee, que viraria seu agressor e no presente na qual virou uma mulher com transtornos psicológicos, entre eles o TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), resultados das agressões e violência que passou.
Catherine conta a sua história, descrevendo tudo que passa com tanta perfeição que conseguimos entender a personagem e como é difícil e desgastante lidar com esses transtornos. Saber seus pensamentos e seu ponto de vista é surpreendente, e pode ajudar muitas pessoas com transtornos a entender que não estão sozinhas. Assim como, as pessoas que não o possuem a entenderem melhor as que têm e que não é nada fácil viver com eles.
No Escuro é um livro maravilho sobre superação e principalmente sobre o medo, um livro que nos mostra que o medo não é real, que temos que aprender a separar a realidade dele. Que no final, mesmo que o que mais tememos aconteça, o medo que sentimos todos os dias daquilo é muito pior que a realidade e nos faz parar te viver a nossa vida. Ele nos torna prisioneiros da nossa própria mente e apenas nós podemos mudar isso, indiferente da realidade que existe lá fora.
A história de Cathy nos mostra isso claramente e pode ser uma chave para nos libertamos de tudo que nos aflige, mesmo que não seja tão tenebroso como os medos da personagem.