O Outono do Álamo

Sinopse – O Outono do Álamo

“Numa tarde de verão, uma menina de sete anos muda-se com a mãe para um pequeno prédio de apartamentos, que tem um enorme álamo na frente. Lá ela convive com uma senhora que, por trás do ar estranho e sisudo, guarda uma incrível história. 

Este livro vai encontrar a menina já adulta, dezoito anos depois. Ao receber a notícia da morte da velha senhora, ela mergulha nas recordações de sua infância sempre marcada pela presença da bela árvore.”


AUTORA: Kazumi Yumoto
EDITORA: Martins Fontes
ANO: 2000
PÁGINAS: 186

O Outono do Álamo é um livro sobre a perda, mas também sobre a superação e de como podemos guardar histórias maravilhosas de cada momento da nossa vida, se realmente decidirmos vivê-la.

O livro conta a história de Chiaki, que dezoito anos depois de sua estadia no condomínio do álamo, reencontra as suas preciosas lembranças.

Após perder o pai, Chiaki  e sua mãe se mudam para um apartamento no condomínio do álamo. Nessa trajetória veremos o quanto assustador e incompreensível pode ser a morte na visão de uma criança de seis anos. Chiaki  tenta ajudar a mãe como pode, mas ao mesmo tempo não consegue entender a reação dela com a morte do pai. Cada vez se sente mais sozinha, como seu pai tivesse deixado de existir e sem ter com quem compartilhar a sua dor.

A velha senhora, dona do condomínio, que no início é extremamente assustadora, acaba se tornando a pessoa mais próxima da menina. Ela transforma a vida de Chiaki com um pequeno gesto, fazendo a menina se reaproximar do pai e conseguir conviver com a sua perda.

O Outono do Álamo é um livro maravilhoso, diferente e encantador. Os personagens tão bem elaborados que achamos que a história é real e nos encantamos por cada um deles. Nele vemos como podemos mudar a vida das pessoas com pequenos gestos e com sensibilidade. Como a dor da perda está presente em todos, mesmo que de formas diferentes. Como a visão que temos de uma pessoa pode mudar totalmente a medida que nos abrimos para conhecê-la. Como cada pessoas tem seu valor e sua história. E acima de tudo, que a vida é construída de momentos e que por mais triste que seja a época, podemos aproveitar momentos e pessoas grandiosas, que podem mudar nossa vida para sempre.