A Garota Que Você Deixou Para Trás

Sinopse – A Garota Que Você Deixou Para Trás

“O Livro se passa durante a Primeira Guerra Mundial, quando o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo – a família, a reputação e a vida – na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. 

Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes. “


AUTORA: Jojo Moyes
EDITORA: Intrínseca
ANO: 2015
PÁGINAS: 384

A primeira parte de A Garota Que Você Deixou Para Trás conta a história de Sophie durante a primeira guerra mundial na França. Deixando claro todos desafios que a sua família teve que enfrentar nesse período tão difícil. Além da fome e saques realizados pelos alemães, ainda precisa sobreviver com a falta do seu marido Édouard, que foi para a guerra lutar pela França.

A casa onde Sophie mora com a irmã e filhos é um hotel, que possui um restaurante. Os estabelecimentos da cidade são obrigados a receberem os alemães sempre que solicitado. E o mesmo acaba acontecendo com o restaurante de Sophie, que mesmo não tendo mantimentos para operar é escolhido para dar refeições aos soldados alemães. Para isso as irmãs recebem suprimentos e começam a ser vistas como traidoras na cidade. Mesmo que ela não tivesse como recusar a solicitação.

O Kommandant Alemão, encarregado de organizar a rotina dos soldados, acaba passando mais tempo no restaurante para garantir que tudo ocorra como planejado. Ele não é um Alemão como os outros que Sophie conheceu, se mostra delicado e com um bom gosto para arte, além de grande conhecimento.

O talento artístico de Èdouard, marido de Sophie, logo chama a atenção do Kommandant em seu quando “a garota que ele deixou para trás”. Um quadro que retrata uma Sophie que ela mesma não mais reconhece, devido ao grande sofrimento da guerra e a desnutrição.

O quadro é o bem mais precioso que ela possui, é o que a sustenta nos dias de maiores sofrimentos e a aproxima do seu amado marido.

Na segunda parte do livro, praticamente um século depois, conhecemos Liv. Liv é uma jovem viúva que não consegue superar a morte do marido. E por isso vive na casa que ele construiu mesmo não tendo condições de mantê-la.

No inicio de sua história reencontra Mo, uma amiga de faculdade totalmente diferente dela, que está passando por dificuldades. Liv, por carência, acaba convidando a amiga,que não vê há anos, para morar com ela, e assim vai se construindo uma amizade inesperada.

As dificuldades que passa, a solidão e o medo de perder a casa, são confortados sempre por um quadro, que ganhou de seu marido na Lua de Mel. O quadro mostra uma mulher que é o retrato de toda a força que Liv quer alcançar.

Em uma noite em que tudo dá errado, Liv conhece Paul, que lhe dá esperanças para um futuro diferente e vê que ainda tem muito o que aproveitar se abrir novamente o seu coração. Porém, nem tudo acontece como o esperado.

A garota que você deixou para trás é um livro maravilhoso, são tantos pontos interessante que é até difícil abordar.

Uma das coisas que me encantou foi mostrar como a arte pode salvar as pessoas e dá força em momentos onde pensamos que não é possível sobreviver. E como um sentimento e um significado, pode ser mais valioso do que qualquer dinheiro do mundo. A felicidade e a alma das pessoas não podem ser compradas.

O livro mostra que todos somos humanos, mesmo as pessoas que achamos mais repugnantes podem ter uma paixão e apreciar o que apreciamos, e por mais que seja difícil ver, por estarem em lados opostos, podem ter um coração e estar tentando fazer o melhor que podem, mesmo tendo poucas escolhas. Que no final categorizar alguém como bom ou mau, muitas vezes pode ser injusto, pois a maioria das pessoas são feitas de ambos.

Vemos que mesmo em momentos mais difíceis o ser humano pode mostrar seu melhor e pior lado, e nem sempre cada um deles vem de onde esperamos.

Por último acompanhamos uma jovem, que teve que superar um sentimento de perda inimaginável e a sua coragem e luta para seguir em frente e não abrir mão da sua vida. Mostrando que por mais que os objetos tenham valor o que importa são os momentos que as pessoas nos proporcionam e que às vezes temos que abrir mão de coisas valiosas que nos unem a elas, mas mesmo assim ela nunca deixará de existir.

As histórias de Sophie e Liv são comoventes e nos mostram muito sobre superação em momentos difíceis nos quais as próprias personagens acreditam que não tem mais força para continuar, sempre resta a fé e ela pode ser infinita se acreditarmos. Esse é o grande presente que A Garota Que Você Deixou Para Trás nos deixa.