A lista Negra

Sinopse – A lista Negra

“E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar.

A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio.

Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.

A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.”


AUTORA: Jennifer Brown
EDITORA: Gutenberg – Brasil
ANO: 2012
PÁGINAS: 301

A lista Negra conta a história de Valerie Leftman, uma estudante do colégio Garvin. Val sofre constantemente com o bulying e para lidar com tamanho sofrimento, junto ao seu namorado Nick Level, cria uma lista: a lista negra. Nessa lista eles incluem o nome de todas as pessoas que praticavam bullying contra eles na escola.

Em um dia, como qualquer outro, Nick entra armado na escola e começa a atirar nas pessoas presentes na lista. Val não tinha ideia do que estava acontecendo e para deter o namorado acaba levando um tiro e salvando uma de suas agressoras.

A atitude heroica de Valerie não a ajuda, uma vez que todos sabem que a lista foi criada por ela e acreditam que, de alguma forma, ela provocou aquela tragédia e que deveria ter ciência do plano de Nick.

Val precisa se recuperar fisicamente, do tiro que levou, e principalmente psicologicamente da falta do namorado, que ela realmente amava, e ainda da culpa por não ver o que estava para acontecer e por ter criado a lista.

Indiferente de Valerie nunca ter  a  intensão de machucar essas pessoas, ninguém vê ela da mesma forma. Acompanhamos, então, a dor da personagem e a culpa. Os próprios pais sentem vergonha da filha e do que ela fez, sentem vergonha do envolvimento dela com Nick, dela não ter percebido que havia algo errado, os amigos também sentem dificuldade de perdoar e ainda mais difícil para ela é perdoar a si mesma.

A lista Negra  é um livro sobre bullying, mas principalmente sobre culpa e perdão. Sobre o perdão a si mesmo, sobre a aceitação de que se pode amar alguém e aquela pessoa te surpreender completamente, e ainda das pessoas nem sempre serem o que aparentam para o bem e para o mal. É um livro sobre aceitação, e mostra como as pessoas que sobreviveram ao trauma são as únicas que realmente entendem a sua magnitude e às vezes, o perdão e entendimento para essas pessoas é até mais fácil do que para a sociedade, que critica tudo e cria vítimas e culpados, sem realmente entender o que de fato aconteceu, sem realmente entender aquele momento. É muito mais fácil julgar e simplificar a entender a dor das pessoas.